sábado, 1 de março de 2008

Comunidade internacional


A presenca da 'comunidade internacional' 'e bem visivel no quotidiano de quem vive em Khartoum. No bairro de Amarat, perto do aeroporto, essa presenca ve-se sobretudo nos jipes brancos e de matricula vermelha com a respectiva indicacao da organizacao a que pertencem (ONU, UE, Embaixada, ONG...) estacionados em frente a casa sim casa nao, assim como a circular por toda a cidade. A presenca da ONU 'e, talvez, a que mais se nota, e isso percebe-se tambem pela pergunta constante que me fazem nos taxis onde entro: 'Are you working for the UN?' La vou respondendo que nao, sem entrar em grandes pormenores, mas tentando sempre tirar as minhas conclusoes sobre o assunto. Um destes dias, um alto cargo do Programa das Nacoes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), um simpatico somali, disse-me que os sudaneses tem sorte em ser alvo de tao grande atencao internacional e por terem tantas organizacoes internacionais envolvidas na reconstrucao e desenvolvimento do pais. 'Tomara muitos paises africanos; a Somalia, por exemplo! Custa-me que nao haja ninguem envolvido assim no meu pais...', diz-me. Percebi o que me quis dizer, mas perguntei-lhe, ainda assim, se achava que essa presenca vasta e significativa se traduzia em resultados positivos e concretos ou se, pelo contrario, nao contribuiria para uma certa 'dependencia' relativamente 'a assistencia internacional ou mesmo para algum cansaco por parte da populacao... Desviou o olhar por uns segundos, bebeu um pouco mais de cafe, franziu o sobrolho em jeito de duvida e nao respondeu. E eu tambem nao insisti...

1 comentário:

cosme disse...

Mais vale uma fotografia do que mil palavras.