sábado, 1 de março de 2008

Amizades


Nos ultimos dias, o trabalho foi apertando (assim como o calor, diga-se de passagem...) e o tempo foi escasseando para passar por aqui. Ja sao poucos os dias que me restam em Khartoum e tenho de garantir os ultimos contactos antes de ir. O balanco 'e francamente positivo e sinto que valeu bem a pena vir. O trabalho academico beneficia significativamente do contacto com a realidade que se estuda e analisa, e 'e bom que assim seja; ganha em seriedade, pelo menos. Mas ter vindo a Khartoum tem o valor acrescido de me ter permitido conhecer pessoas absolutamente fantasticas e de uma simpatia e humildade que ja nem sempre se encontra. O Ahmad, taxista sudanes com os seus sessenta anos e um ingles perfeito, 'e o exemplo dessa simpatia. Conheci-o num dos dias em que precisei de taxi para me deslocar ao centro da cidade. No final da viagem, e depois de uma animada conversa sobre as diferencas entre Portugal e o Sudao e sobre a minha vontade de conhecer a o resto da cidade, deu-me o numero de telefone para que lhe ligasse sempre que precisasse de ir a algum lado ou mesmo se algum dia quisesse que me mostrasse Omdurman (a parte mais cultural da cidade). Uma vez que ontem era o meu ultimo dia livre (o equivalente ao nosso domingo) em Khartoum, decidi ligar-lhe para me levar a conhecer um pouco mais da cidade. Foi uma tarde bem divertida, completamente diferente, por mercados de frutas e legumes, chas, bugingangas e sapatos, camelos, vacas, cabras, tudo. Levou-me ao Souq shabi ao Souq Lybia, contou-me sobre as suas viagens aos EUA, Inglaterra, Dubai, Somalia, Arabia Saudita, da sua familia e do seu orgulho em ter apenas uma esposa (e nao 4 como outros muculmanos, porque isso significaria ter 4 vezes mais problemas!), dos seus 5 filhos, das desigualdades sociais no Sudao e do gosto que tinha em poder mostrar-me a sua cidade. Como se nao bastasse, no final fez questao de me oferecer um sumo de laranja fresco num dos varios cafes/restaurantes/lojas/estamines espalhados pelas ruas. Ja a caminho de casa, disse-me que quando eu me fosse embora, perdia uma boa amiga, mas que se iria lembrar sempre de mim...E pensei exactamente o mesmo :) Afinal de contas, sao estas coisas, estas pessoas que acabamos por guardar sempre na memoria, nao 'e? O Ahmad 'e o senhor sorridente que esta 'a esquerda na foto. (Shukran jazeelan, Ahmad!)

2 comentários:

cosme disse...

Ler e ver com frequência o teu blog é ir a Khartoum sem sair da cadeira, tal é a descrição feita do que observas e do que te rodeia.
Imagino que esteja a ser uma boa e enrriquecedora experiência, a todos os níveis.

Maria disse...

Sao spr bons esses momentos, quando alguma coisa se partilha com alguem...
Ainda para mais alguem de tao longe...
Ai que inveja so ler e nao estar ai tambem... :p